quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Velocidade do pensamento


Muito têm-se visto sobre a evolução das interfaces homem-máquina. Há alguns dias, postei uma notícia sobre realidade aumentada, um passo importante na evolução das interfaces. Uma outra vertente nesta evolução é esta: o monitoramento e interpretação de ondas cerebrais. Nesta categoria entram as interfaces neurais - equipamentos de controle usando os pensamentos (também chamados de interfaces cérebro-máquina).

Este tipo de interface tem evoluído constantemente e caminha rumo à funcionalidade plena no dia-a-dia. Abrir sua caixa de email, colocar para tocar uma música ou executar o editor de textos sem precisar tocar em nada está se tornando um sonho cada vez mais próximo com o passar dos anos. No entretanto, para o completo amadurecimento desta interface são necessárias evoluções em várias áreas (não apenas a evolução dos sensores, por exemplo). A compreensão do funcionamento do cérebro humano desempenha também um papel fundamental neste conjunto.

Pesquisadores do IMEC, na Bélgica, criaram um equipamento que seria (a princípio) para aplicações médicas - um sistema de eletroencefalograma portátil - que monitora continuamente as ondas cerebrais.O equipamento transmite as informações via rádio (wireless), para um receptor a até 10 metros de distância. Estas informações então são interpretadas pelo computador.

O consumo de energia é relativamente baixo: no mínimo 3,3mW e no máximo 9,2 mW. Devido a isto, suas baterias de íons de líto de 100mAh podem aguentar até 4 dias sem ser necessário a recarga.

O potencial do equipamento para fins médicos já está mais do que demonstrado: exames de eletroencefalograma que são atualmente feitos em laboratório podem agora ser feitos em casa. Além disso, o monitoramento do paciente pode ser feito de forma satisfatória, já que o aparelho pode ser utilizado durante o dia sem gerar grande desconforto.

Os pesquisadores partem agora para o aperfeiçoamento da interface. O design e a funcionalidade deste equipamento ainda precisam melhorar para que, com o tempo, possa permitir talvez então outras aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário