sábado, 26 de fevereiro de 2011

MacBook virá equipado com Light Peak


No que diz respeito à transmissão de dados em computadores domésticos, os dispositivos USB (pendrives, leitores de cartão e outros similares) são a forma mais prática e rápida para transportar dados de um lugar para outro.

A comunicação da chamada porta USB (que é aquela ranhura aonde você insere seu pendrive) pouco evoluiu nos últimos anos. O grande salto das portas USB foi feito (relativamente) a pouco tempo: A tecnologia USB 3.0 (mais atual) é 10x mais rápida do que a anterior (2.0). A USB 2.0 possui taxa de transferência de 480 Mbps (60 MB/s). A nova versão tem taxa de 4,8 Gbps (600MB/s).

Agora a Apple anunciou a inclusão de um novo tipo de porta de transmissão de dados em seu MacBook: a Thunderbolt, mais conhecida como Light Peak.

A Light Peak é uma nova interface ótica desenvolvida pela Intel, capaz de atingir transferências de dados de até 10 gigabits por segundo. O objetivo inicial da Intel ao construir a Light Peak era utilizar fibra óptica no projeto (por isso o nome Light Peak). Porém, devido à dificuldades encontradas, o primeiro lote desta tecnologia será fabricado com cobre (que por sua vez é mais lento que a fibra ótica).

A Intel também confirmou que pretende produzir a Light Peak em fibra ótica o quanto antes, o que permitirá à tecnologia alcançar velocidades de até 100 gigabits por segundo - uma taxa de transferência que é 3x mais rápida que as portas USB 3.0.

No momento, a LightPeak feita em cobre já é incrivelmente rápida: é possível transmitir filmes completos em High Definition (HD) em menos de 30 segundos, ou copiar documentos simples instantaneamente. Ela também já é 2x mais rápida que a atual velocidade das USB 3.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário