sábado, 19 de fevereiro de 2011

Descoberta pode aumentar a velocidade das transmissões wireless


Redes Wi-Fi e redes de telefones sem fio podem ter sua velocidade dobrada após a descoberta de cientistas da Universidade de Stanford.
A descoberta é que (ao contrário do que se imaginava e se ensinava), é possível sim haver transmissão de dados em uma mesma frequência.

Philip Levis, professor assistente de ciência da computação e engenharia elétrica de Stanford disse que o novo sistema de transmissão de dados poẽ abaixo as suposições sobre como as redes sem fio podem ser concebidas. Ao contrário da tecnologia anterior, com esta nova descoberta, será possível receber e transmitir ao mesmo tempo.

A técnica criada pode ser comparada à forma como os seres humanos utilizam a própria voz e audição. Se alguém estiver gritando, este mesmo alguém não poderá ouvir um sussurro. Basicamente criam-se dois sinais (como se fossem um sinal baixo e um sinal alto). Desta forma, um sinal não interfere no outro.

Os pesquisadores não detalharam quando a tecnologia poderá aparecer comercialmente, mas disseram que já têm um pedido de patente e estão trabalhando para comercializá-la e para melhorar a força do sinal, para torná-lo mais adequado para redes Wi-Fi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário