terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Realidade aumentada: uma introdução


Bem-vindo à realidade aumentada. Uma "nova" forma de interação entre homem e máquina. Aliás, nem tão nova assim...

Você já deve ter ouvido falar nessa tal "realidade aumentada" ou em breve ouvirá. Jogos, aparelhos de TV e outros estão convergindo de forma natural para esta, que promete ser a nova moda tecnológica. Mas afinal, do que se trata ?

O conceito básico nem é tão novo assim: você provavelmente já viu comentaristas fazendo setas e linhas em cima de imagens nos famosos "tira-teimas" ou a previsão do tempo, mostrando imagens e efeitos ao mesmo tempo que mostra a imagem do jornalista.

O que então existe de novo neste conceito ?

Imagine poder ver indicações de rotas e outras informações sem precisar ficar olhando para seu GPS. Imagine visualizar tudo isso em seu próprio pára-brisa.


Imagine que você saia do seu carro e possa continuar visualizando estas informações, navegar na internet e fazer muitas outras coisas sem precisar carregar um dispositivo nas mãos para isto.

Esta é a proposta da realidade aumentada: proporcionar este tipo de conforto e utilidade misturando o real com o virtual.

A projeção de imagens diretamente na retina através de lentes de contato inteligentes, com microcircuitos eletrônicos integrados, é uma das grandes inovações que virão junto com a realidade aumentada. Ao desligar o circuito da lente, a pessoa poderá enxergar normalmente, como se nada estivesse em seus olhos.


Existe também um projeto de lente inteligente que promete monitorar a saúde de pacientes: um sensor de glicose dentro da lente usa um conjunto de eletrodos para injetar pequenas correntes elétricas através do fluido lacrimal, detectando quantidades muito pequenas de açúcar dissolvido, sendo possível então monitorar o nível de glicose do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário