quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governo dá previsão para implantação total do SINIAV



Os congestionamentos nas grandes cidades são um problema já muito antigo (não somente no Brasil) e algumas medidas já foram tomadas há tempos para tentar amenizar o problema: o rodízio de veículos é uma exemplo destas.

O projeto SINIAV já vem sendo discutido desde 2006, sem grandes avanços. Porém, recentemente, o governo apresentou novas informações: o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) promete implantar até o ano de 2014 (para o bem ou para o mau) o SINIAV (Sistema de Identificação Automática de Veículos) para tentar amenizar este antigo problema dos congestionamentos.

O SINIAV é um projeto que promete implantar em todos os veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques, que os identifiquem e informem também: sua posição, velocidade, RENAVAM e todos os outros respectivos dados do veículo.

Este sistema (segundo o DENATRAN) irá permitir a maior fluidez no trânsito e permitir a detecção de veículos roubados, de acidentes nas estradas, veículos estacionados em locais proibidos ou veículos transitando com documentos vencidos.

Os transmissores dentro dos carros poderão ser instalados no pára-brisas ou na placa do veículo.

Estas informações poderão também ser acessadas por algumas empresas privadas.

Clique na imagem para ampliá-la

Investimentos

Para colocar este sistema para funcionar, o governo terá que investir na instalação de antenas transmissoras e centrais de processamento. As antenas instaladas nas vias poderão captar com precisão informações de veículos que estiverem a até 160 Km/h. As antenas (de acordo com as primeiras informações) terão também um alcance previsto de pelo menos 5 metros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário