domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fotossíntese artificial



Cientistas americanos conseguiram criar uma nova forma de aproveitamento da luz do Sol. Na Universidade de Brigham Young, o professor Richard Watt e sua equipe estavam estudando uma certa proteína, quando suspeitaram que ela poderia reagir com a luz do Sol, em um processo similiar ao da clorofila na fotossíntese.

Para provar a idéia, eles realizaram o seguinte experimento: misturaram a proteína com ácido cítrico (retirado de laranjas) e depois com ferritina (proteína da maior importância no armazenamento de ferro em seres humanos). Em seguida, eles dissolveram ouro em pó na solução. Frascos da mistura de cor amarelada foram então expostos à luz natural.

Se o experimento funcionasse, a proteína deveria utilizar a luz do Sol para arrancar elétrons do ácido cítrico e transferi-los para o ouro. E foi justamente isso que ocorreu: após 20 minutos a substância mudou de cor. A nova cor da solução indica que a proteína usou a luz do sol para excitar o ácido cítrico da laranja, desencadeando uma transferência de energia, dando à solução uma coloração roxa.

Os cientistas agora irão começar a realizar testes conectando à proteína eletrodos para canalizar a energia para armazená-la (ligando os eletrodos em uma bateria, por exemplo).

A busca por fontes alternativas de energia, mais "verdes", tem grande importância e esta descoberta pode ser de grande ajuda na preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário