terça-feira, 8 de março de 2011

Vírus de telefone celular: uma realidade

Desde o invento dos telefones celulares muita coisa mudou: estes evoluíram ao ponto de não serem mais apenas aparelhos usados para fazer e receber chamadas. Incorporaram funções para envio de mensagem de texto, depois navegação na internet e, depois disso, fica praticamente impossível enumerar a quantidade de funções que um "celular" pode oferecer. Agora o termo "telefone celular" se mistura (e se confunde) com o termo smartphone: um celular que é muito mais. Digitar textos assim como você faria em seu computador (talvez com um pouco menos de conforto), assistir vídeos, acessar a internet, jogar seus jogos em 3D ou até mesmo controlar um carro real de fórmula 1 via celular.


O celular modelo Startac da Motorola, fabricado de 1996
até 2003 (a esquerda) e o Iphone da Apple (a direita),
fabricado desde 2007 até os dias atuais

Com a nova realidade dos smartphones e celulares, também surgiram os pontos negativos: os vírus de celular. Se a cada dia esses aparelhos estão mais próximos das virtudes dos computadores de uso doméstico, não é de se admirar que eles também adquiram alguns de seus defeitos.

Se seu celular estiver apresentando um comportamento estranho como: desligamentos aleatórios, pouca duração da bateria e fica constantemente desconfigurado (mesmo quando o mesmo é utilizado de forma adequeada, como especificado pelo fabricante), desconfie: talvez você possa estar sendo vítima de um vírus para celular. Desde 2004 (quando foi documentado o primeiro vírus para ceular) eles estão aí pra ficar. E não pense que é somente aquele celular ultra moderno que está suscetível aos vírus: seu velho celular que nem possui câmera fotográfica também pode ser vulnerável aos vírus. Para amenizar a situação, já existem também os anti-vírus para celular e smartphones. Cada modelo possui um anti-vírus específico, sendo necessário fazer uma pesquisa para descobrir qual é o anti-vírus adequado para seu celular.

O principal é sempre seguir a velha receita usada há décadas nos computadores: só instale programas que você confia em seu celular, e evite entrar em sites suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário