terça-feira, 22 de março de 2011

Garrafa 100% vegetal

O material usado para a fabricação das chamadas garrafas PET (que é o politereftalato de etileno) foi desenvolvido por químicos britânicos em 1941. Porém, as primeiras garrafas produzidas com esse material foram fabricadas somente na década de 70.

O plástico do qual estas garrafas são feitas é derivado do petróleo e sua degradação no meio ambiente demora muito tempo, além de se consumir bastante energia para a fabricação das mesmas. Por esse motivo é tão importante a reclicagem destas garrafas. O problema é que isto nem sempre acontece.

Para mudar este quadro a empresa que fabrica o refrigerante Pepsi (a PepsiCo) anunciou recentemente uma garrafa feita inteiramente de material renovável.

De acordo com a empresa, a garrafa é 100% renovável e o material utilizado em sua fabricação tem sua estrutura molecular idêntica ao do politereftalato de etileno. A base para a fabricação das garrafas (que são 100% vegetais) é a biomassa do milho, além de switch grass (uma gramínea) e cascas de pinus. A empresa ainda divulgou que pretende incluir outros vegetais na fórmula - entre eles cascas de laranja, batata e aveia.

Se tudo correr de acordo com o planejamento da empresa, as primeiras garrafas terão sua fabricação iniciada em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário