sábado, 19 de março de 2011

Kinect ajuda a "visualizar" o ambiente

Muita gente já sabe sobre o Kinect: um notável sensor criado inicialmente para ser usado em um video-game (o Xbox) e que depois de hackeado por alguns, foi usado para diversas funções.

Se você já leu esse post já tem uma noção do que o Kinect é capaz (apesar do post ser anterior à criação do mesmo e de não falar especificamente do Kinect).

O Kinect já foi usado pra muita coisa: jogar usando o mesmo em um computador, controlar o sistema operacional via gestos ou criar efeitos especiais.

Agora, estudantes da Universidade de Konstanz (Alemanha) criaram um capacete usando o Kinect para algo nobre: ajudar deficientes visuais a caminharem na rua.

Eles utilizaram o Kinect como um dispositivo que transmite dados para um computador, que por sua vez envia sinais para uma espécie de cinta colocada junto ao usuário e esta emite vibrações em certos pontos que informam ao usuário como desviar de obstáculos.

Veja o vídeo que demonstra a invenção:


O sensor em conjunto com o notebook usado também envia mensagens de voz para auxiliar na direção ("vire para direita" ou "vire para esquerda" são alguns exemplos) e também é capaz de "ler" sinais colocados no caminho. O invento ainda precisa melhorar quando a estética e ao peso, mas já se mostra muito promissor e inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário