terça-feira, 15 de março de 2011

Microcâmera do tamanho de um grão de sal



A miniatuarização de dispositivos eletrônicos está chegando a escalas realmente fantásticas: foi criada uma câmera com 1 milímetro cúbico. Como alguns sabem, as câmeras digitais possuem sensores usados na formação da imagem. Os sensores desta câmera são tão pequenos que cabem na ponta de uma fibra ótica.

A câmera foi criada por engenheiros alemães, possui resolução de 62.500 pixels e poderá ser usada para revolucionar (por exemplo) a endoscopia - exame médico que permite obter imagens do interior do corpo humano. O invento desta câmera minúscula poderá revolucionar este exame pois além do tamanho reduzido (que contribuirá para a diminuição do desconforto sentido por alguns pacientes no exame), esta câmera também é descartável: os endoscópios atuais possuem um custo elevado, e por isso, são feitos para serem utilizados várias vezes. O processo de higienização dos endoscópios demanda tempo e isto contribui para um menor número de exames que podem ser realizados num dia.

A previsão para a entrada no mercado destes endoscópios descartáveis já foi dada: espera-se que a partir de 2012 o produto já esteja disponível. O preço, segundo Stephan Voltz (que está cuidando da comercialização da câmera) é de "apenas alguns euros". Esta microcâmera também poderá ser utilizada em vários outros mercados (e não apenas na área médica). Vamos ver até a onde a criatividade irá com esta pequena notável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário