quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governo dá previsão para implantação total do SINIAV



Os congestionamentos nas grandes cidades são um problema já muito antigo (não somente no Brasil) e algumas medidas já foram tomadas há tempos para tentar amenizar o problema: o rodízio de veículos é uma exemplo destas.

O projeto SINIAV já vem sendo discutido desde 2006, sem grandes avanços. Porém, recentemente, o governo apresentou novas informações: o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) promete implantar até o ano de 2014 (para o bem ou para o mau) o SINIAV (Sistema de Identificação Automática de Veículos) para tentar amenizar este antigo problema dos congestionamentos.

O SINIAV é um projeto que promete implantar em todos os veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques, que os identifiquem e informem também: sua posição, velocidade, RENAVAM e todos os outros respectivos dados do veículo.

Este sistema (segundo o DENATRAN) irá permitir a maior fluidez no trânsito e permitir a detecção de veículos roubados, de acidentes nas estradas, veículos estacionados em locais proibidos ou veículos transitando com documentos vencidos.

Os transmissores dentro dos carros poderão ser instalados no pára-brisas ou na placa do veículo.

Estas informações poderão também ser acessadas por algumas empresas privadas.

Clique na imagem para ampliá-la

Investimentos

Para colocar este sistema para funcionar, o governo terá que investir na instalação de antenas transmissoras e centrais de processamento. As antenas instaladas nas vias poderão captar com precisão informações de veículos que estiverem a até 160 Km/h. As antenas (de acordo com as primeiras informações) terão também um alcance previsto de pelo menos 5 metros.


Adeus Guitar Hero



A fabricante de jogos Activision Blizzard anunciou ontem o fim da linha Guitar Hero. Apesar da receita líquida da Activision Blizzard em 2010 ter aumentado de 4,28 bilhões para 4,45 bilhões (em relação ao ano anterior), a empresa vai interromper o desenvolvimento de seu jogo "Guitar Hero" para 2011.

De acordo com a Activision Blizzard, a decisão foi tomada pela queda continuada no gênero musical. A empresa também confirmou que vai parar o desenvolvimento do jogo True Crime: Hong Kong.

Quanto à franquia "Call of Duty", a Activision Blizzard informou que irá continuar seu desenvolvimento em 2011, com investimentos em peso.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Realidade aumentada: uma introdução


Bem-vindo à realidade aumentada. Uma "nova" forma de interação entre homem e máquina. Aliás, nem tão nova assim...

Você já deve ter ouvido falar nessa tal "realidade aumentada" ou em breve ouvirá. Jogos, aparelhos de TV e outros estão convergindo de forma natural para esta, que promete ser a nova moda tecnológica. Mas afinal, do que se trata ?

O conceito básico nem é tão novo assim: você provavelmente já viu comentaristas fazendo setas e linhas em cima de imagens nos famosos "tira-teimas" ou a previsão do tempo, mostrando imagens e efeitos ao mesmo tempo que mostra a imagem do jornalista.

O que então existe de novo neste conceito ?

Imagine poder ver indicações de rotas e outras informações sem precisar ficar olhando para seu GPS. Imagine visualizar tudo isso em seu próprio pára-brisa.


Imagine que você saia do seu carro e possa continuar visualizando estas informações, navegar na internet e fazer muitas outras coisas sem precisar carregar um dispositivo nas mãos para isto.

Esta é a proposta da realidade aumentada: proporcionar este tipo de conforto e utilidade misturando o real com o virtual.

A projeção de imagens diretamente na retina através de lentes de contato inteligentes, com microcircuitos eletrônicos integrados, é uma das grandes inovações que virão junto com a realidade aumentada. Ao desligar o circuito da lente, a pessoa poderá enxergar normalmente, como se nada estivesse em seus olhos.


Existe também um projeto de lente inteligente que promete monitorar a saúde de pacientes: um sensor de glicose dentro da lente usa um conjunto de eletrodos para injetar pequenas correntes elétricas através do fluido lacrimal, detectando quantidades muito pequenas de açúcar dissolvido, sendo possível então monitorar o nível de glicose do paciente.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fotossíntese artificial



Cientistas americanos conseguiram criar uma nova forma de aproveitamento da luz do Sol. Na Universidade de Brigham Young, o professor Richard Watt e sua equipe estavam estudando uma certa proteína, quando suspeitaram que ela poderia reagir com a luz do Sol, em um processo similiar ao da clorofila na fotossíntese.

Para provar a idéia, eles realizaram o seguinte experimento: misturaram a proteína com ácido cítrico (retirado de laranjas) e depois com ferritina (proteína da maior importância no armazenamento de ferro em seres humanos). Em seguida, eles dissolveram ouro em pó na solução. Frascos da mistura de cor amarelada foram então expostos à luz natural.

Se o experimento funcionasse, a proteína deveria utilizar a luz do Sol para arrancar elétrons do ácido cítrico e transferi-los para o ouro. E foi justamente isso que ocorreu: após 20 minutos a substância mudou de cor. A nova cor da solução indica que a proteína usou a luz do sol para excitar o ácido cítrico da laranja, desencadeando uma transferência de energia, dando à solução uma coloração roxa.

Os cientistas agora irão começar a realizar testes conectando à proteína eletrodos para canalizar a energia para armazená-la (ligando os eletrodos em uma bateria, por exemplo).

A busca por fontes alternativas de energia, mais "verdes", tem grande importância e esta descoberta pode ser de grande ajuda na preservação do meio ambiente.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Nova geração do PSP a caminho


Se você se interessa pelo portátil da Sony, o PSP, aí vem uma novidade:
A Sony finalmente liberou as especificações da próxima geração do console. Ele será equipado com um processador ARM Cortex de quatro núcleos, câmera traseira e frontal, GPS, Wi-Fi, Bluetooth e 3G.

A tela será sensível ao toque e terá uma resolução de 960 x 544 pixels.
O novo PSP por enquanto está sendo chamado de NGP (next-gen PSP) e ainda não tem uma data estabelecida para o seu lançamento. Provavelmente existirá também uma versão sem conexão 3G, a um preço mais acessível. Os jogos para o NGP poderão ser baixados em uma loja virtual, a PS Suite.

O Culturalize está de volta !


Depois de um longo tempo sem publicar postagens, voltamos a ativa ! :)

Esperamos que todos os visitantes/seguidores do blog curtam essa boa notícia.

Culturalize: Culturalizar é preciso !

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Telas LCD, OLED e AMOLED


A tecnologia com a qual é desenvolvida uma tela tem impacto direto no consumo elétrico e, consequentemente, é uma característica que deve ser leva em conta na hora de comprar uma TV ou um monitor (se bem que a função desses dois meio que se misturam hoje em dia...).
A tecnologia LCD com certeza é a mais conhecida pelo público. As telas de LCD funcionam bloqueando seletivamente a luz emitida. Ou seja: uma luz é produzida, contendo todas as cores. Essa luz é então filtrada, produzindo a imagem.
As telas de OLED são utilizadas mais comumente em celulares e MPx players (entenda o x aqui como sendo o número: MP3, MP4, etc). Nesse tipo de tela são utilizadas algumas substâncias orgânicas que brilham ao receber um impulso elétrico. Normalmente as telas de OLED são instaladas no meio de duas placas de vidro. Sendo assim, a luz produzida (necessária para visualização da imagem) é feita diretamente pela tela OLED, o que reduz o consumo elétrico. Por isso ela é largamente utilizada por dispositivos móveis. As antigas telas de OLED (que duravam pouco e não possuiam uma boa resolução) são chamadas de PMOLED. A tecnologia OLED também permite o desenvolvimento de telas flexíveis, que possam ser enroladas.
O desenvolvimento da tecnologia OLED trouxe a tela AMOLED. Nelas, cada ponto da tela é controlado diretamente por um transístor. Isso possibilita um melhor controle sobre cada ponto da tela, trazendo uma melhor resolução e evita problemas comuns das telas OLED. Em contrapartida, as telas de AMOLED não são frexíveis, devido aos transístores.