domingo, 17 de janeiro de 2010

Dica: Tornando a vida mais prática com um leitor de cartão

A popularização de dispositivos que utilizam a porta USB (câmeras digitais, celulares e etc) tornou comum também a utilização dos cartões de memória, os quais são a parte fundamental para o transporte e armazenamento de dados. Se você possui por exemplo uma câmera digital, provavelmente já se deparou com o incômodo de ter que levar junto um cabo de dados para todos os lados, para poder copiar as fotos daquela festa.

Se esse for o seu caso, existe uma solução prática, que pode economizar algumas dores de cabeça: um leitor de cartão.
O leitor de cartão não necessita de drivers para funcionar (é só plugar e usar, aonde você estiver) e devido ao seu tamanho, em conjunto com um cartão de memória, pode ser utilizado como um chaveiro e servir de pendrive.
O procedimento para se utilizar um leitor de cartão é simples: retire o cartão de memória do aparelho (por exemplo, do celular ou da câmera) e insira-o no leitor cartão.


Existem vários tipos de leitores de cartão. Os leitores de cartão mostrados acima são do tipo portáteis, que podem ler cartões de memória MicroSD (e são os leitores mais práticos para se transportar). Outros tipos de leitores de cartão possuem a opção de se utilizar outros formatos de cartão de memória, porém não são tão práticos para o transporte:

Caso seu dispositivo utilize outro formato de cartão de memória (Ex: cartão SD), os leitores de cartão portáteis mostrados aqui ainda podem ser utilizados se você possuir um cartão MicroSD e um adaptador de cartões MicroSD para SD. Basta encaixar o cartão MicroSD no adaptador e utilizar. É valido lembrar também que alguns fabricantes de cartão de memória trazem este adaptador junto com o cartão MicroSD, não sendo necessária a aquisição separada do adaptador).

Um comentário:

  1. Super dica!

    É tão desconfortável levar cabos e mais cabos para todo lado... essa solução é muito mais prática!

    Eu infelizmente preciso levar os cabos para onde eu for, pois não tenho sequer UM dispositivo de cartão removível. :(

    ResponderExcluir