sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

IBM e Fujifilm desenvolvem tecnologia com fita magnética capaz de armazenar 35 TB

A utilização de fita magnética para o armazenamento de dados não é nenhuma novidade: o conceito propriamente dito de fitas magnéticas foi inventado por Fritz Pfleumer em 1928 e essa forma armazenamento de dados começou a ser aplicada somente em 1950. Desde então, a tecnologia de utilização de fitas magnéticas para o armazenamento de informações sofreu várias mudanças. Agora, uma parceria entre a gigante IBM e a Fujifilm parece ter gerado bons frutos: os inventores da nova tecnologia de armazenamento dizem ter conseguido criar uma forma de armazenar 35 TB de dados em uma fita (1 TB = 1024 GB).
A nova fita conta uma densidade de 29,5 bilhões de bits por polegada quadrada. Esta densidade de dados é cerca de 39 vezes maior do que a densidade de dados em área se comparado com os melhores produtos disponíveis atualmente no mercado.
Esta tecnologia ainda não pode ser aplicada para o uso doméstico e está destinada para os grandes centros de armazenamento de informações. Todavia, essa nova fita demonstra que a utilização de fitas magnéticas para o armazenamento de dados é ainda uma tecnologia viável e de grande importância, pois se comparada com outras formas de armazenamento é, sem dúvida alguma, a mais barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário