segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Móveis de papelão


A idéia de móveis de papelão talvez não te cause uma boa impressão à primeira vista, pois quando pensamos em papelão, pensamos naquele material frágil, facilmente dobrável e nada resistente. Mas um bom papelão combinado com estudos de física e design pode proporcionar um ótimo produto, resistente, completamente personalizável (pode ser pintado, rabiscado, adesivado etc.) e, o melhor de tudo: 100% reciclável!

Essa é a proposta da empresa espanhola Okupa. Eles desenvolvem banquetas, cadeiras, poltronas, mesas e estantes apenas com o uso do papelão. Com alguns encaixes, seu móvel está de pé e pronto para ser utilizado, sem esforço e uso de nenhuma ferramenta especial. Além do mais, o papelão que eles utilizam é resistente à água e ao fogo (em baixas quantidades, obviamente) e se tratado com os cuidados de um móvel convencional, pode durar tanto quanto ele.


O mais incrível é que as estantes, mesas e cadeiras suportam mais peso que muitos móveis de madeira encontrados por aí. Segundo ensaios em laboratório, esses itens de papelão suportam até 300kg, e acredite, a peça mais pesada (a estante) possui apenas 10kg!


2 comentários:

  1. Nossa... Nesses tempos de desmatamento desenfreado e do prevalecimento da visão capitalista, onde o lucro é a única coisa que importa, é incrível e belo ver alguém que vai na contramão, inovando e criando algo tão "verde". Muito bom.

    ResponderExcluir